Translate

terça-feira, 18 de junho de 2019

ESPECIAL: 16 Anos de "Where Is The Love?"


 Na última semana completaram-se 16 anos da seguinte data: 16 de junho de 2003, a data que marcou  lançamento de "Where Is The Love?". Ela foi lançada como primeiro single do álbum "Elephunk". A música pode ser descrita como decisiva e como uma divisora de águas da carreira do Black Eyed Peas. Isso porque o grupo vinha sido pressionado pela gravadora para ter um hit, devido ao dois primeiros álbuns não serem tão bem sucedidos comercialmente.
 A canção então foi a primeira do grupo com Fergie com integrante e levou o nome do BEP ao topo das paradas musicais de todo o mundo como Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Alemanha, Bélgica, Áustria, dentre outros. O grupo também estreava no top 10 da Billboard Hot 100. A partir daí, os Peas passaram a serem reconhecidos internacionalmente no cenário musical.
 A canção, que tem a participação de Justin Timberlake, foi lançada num momento político bastante complicado, dois anos após o ataque terrorista nas torres gêmeas, ano da invasão no Iraque, um momento de muitos conflitos políticos e religiosos. A letra, bastante inteligente, trouxe uma reflexão sobre isso tudo falando sobre intolerância, racismo, terrorismo, e sobre o amor, que estaria perdido.


 O vídeo-clipe mostra justamente isso, o Black Eyed Peas pelas ruas unindo um público bem diversificado de crianças a idosos clamando pela paz e questionando "onde está o amor?". No vídeo é possível ver o símbolo da interrogação, que é sobre a procura do amor no mundo, e sob forma de protesto as pessoas colavam esses símbolos pelos postes, paredes, carros, etc. O cantor Justin Timberlake, devido a problemas pessoais, não participou da gravação do clipe. Relembre:



 A receptividade da canção foi ótima, sendo considerada umas das melhores da década em que foi lançada. Ela foi interpretada pelos Peas em diversos momentos como no MTV EMA de 2003, e, mais recentemente, no "One Love Manchester", em 2016, que foi organizado por Ariana Grande após um ataque terrorista em seu show. Reveja o momento:



 A canção se mantém muito atual, e inclusive reapareceu nos charts mesmo após mais de dez anos de seu lançamento. Tanto que o Black Eyed Peas em 2016 lançou uma nova versão da canção com a participação de dezenas de artistas como Jessie J, Usher, DJ Khaled, Mary J. Blige, Nicole Scherzinger, Jaden Smith, dentre outros. Ainda, no mesmo ano, ganhou uma versão em espanhol com participação de artistas latinos que foi apresentada no Premios de La Radio do mesmo ano. Veja  o clipe de"#WheresTheLove":



 Retornando à canção original, ela teve duas indicações ao Grammy Awards de "Gravação do Ano" e "Melhor Colaboração Rap". Ela, porém, venceu prêmios como o Teen Choice Awards, NRJ Radio Awards e Billboard Music Awards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog