Antes de falecer em 2009, Michael Jackson chamou will.i.am para trabalhar com ele e Will produziu diversas faixas nunca lançadas pelo Rei do Pop. Único trabalho dos dois juntos que saiu foi um remix de "The Girl Is Mine" em 2008.
Porém, mesmo depois da morte do grande ícone da música, foram lançados álbuns com músicas inéditas de Michael, porém nenhuma delas produzidas por will.i.am. O líder do Black Eyed Peas explicou para a revista Event:
"Eu nunca faria isso. Eu cresci obcecado com Michael Jackson. Quando ele me ligou para pedir a ele para trabalhar com ele, eu não acreditava que fosse ele. Mas essas músicas não estavam perfeitas na forma como alguém como ele queria que eles fossem aperfeiçoadas. Você não faz isso. Você tem integridade. Você respeita o legado" - explicou ele.
Ainda na entrevista, ele disse que existem crianças com o mesmo potencial de MJ, porém para alcançar o que Jackson alcançou, elas devem trabalhar muito.
"É tudo sobre o trabalho. Você precisa estar preparado para se levantar, ser derrubado e ficar de pé novamente. A sociedade criou muitos flocos de neve e as mídias sociais criaram uma geração de crianças que pensam que podem ser Beyoncé ou Michael Jackson nas mídias sociais. Você não consegue ser essa pessoa a menos que você dê tudo" - opinou Will.
Falando em legado, ele foi questionado qual seria o seu legado já que não é casado e nem possui filhos. E, então, ele respondeu:
"Eu não quero falar sobre casamento e filhos. Mas é completamente egoísta pensar que um legado é tudo sobre você ter filhos. Para mim, um legado é o que você faz. Eu tenho toda uma geração de crianças das minhas ruas indo para a faculdade e sendo educadas, eu faço parte de um movimento de pessoas que trabalham em tecnologia e inteligência artificial tentando fazer um futuro melhor. Hoje temos racismo, sexismo, um presidente de celebridades Donald Trump, e isso é assustador. Amanhã nós podemos fazer um mundo melhor".